O atendimento ao cliente que encanta e aumenta seus lucros!

 

 

Definitivamente o consumidor mudou! Criar valor e cativar o cliente hoje já não é um ponto de destaque da marca, mas uma condição imprescindível para que ela cresça e sobreviva em um mercado altamente competitivo. 

 

O atendimento ao cliente é algo com que todos nos deparamos todos os dias. No entanto, muitas empresas ainda não perceberam o quão grande é o papel que o atendimento desempenha e quanto o cliente não tolera mais maus atendimentos. Do ponto de vista do cliente, todo mundo já se aborreceu com um vendedor desagradável ou, pelo contrário, se animou e ficou feliz quando ele nos cumprimentou com um sorriso sincero. Sendo participante da primeira situação, você certamente optou por outra loja. Além, de não recomendar a primeira empresa, devido a memória negativa que se estabeleceu.

 

Como você pode ver, o atendimento ao cliente é um componente incrivelmente importante de um negócio de sucesso e a sustentação dos lucros de uma empresa. Então, como usá-lo adequadamente em sua própria empresa e como derrotar a concorrência com ele? 

 

Qual a importância do atendimento ao cliente?

 

O Atendimento ao Cliente é um elemento atualmente chave no processo de venda, relacionamento e sustentação de produtos ou serviços. Com sua ajuda e encantamento junto ao cliente, a empresa não só conquista a simpatia dos consumidores, mas também cria um vínculo emocional com eles que gera lucros ao longo dos anos. 

 

Um cliente ligado emocionalmente de forma positiva à marca não é apenas um cliente fiel, mas também aquele que recomendará sua empresa para amigos e familiares. O bom atendimento ao cliente é, portanto, uma ferramenta de marketing que devemos ser capazes de usar adequadamente para administrar uma empresa de sucesso. 

 

Deve ser lembrado que o atendimento ao cliente é uma base estratégica que irá executar o plano diretriz de clientes e está atrelado a raiz cultural da empresa. Infelizmente, muitas empresas esquecem ou não dão ênfase suficiente a isso. E essas empresas não possuindo um atendimento ao cliente cativante, proporciona uma enorme desvantagem sobre a concorrência.

 

 

Bom contato com o cliente - o que isso significa?

 

Já sabemos que um bom atendimento ao cliente é a chave para o sucesso da empresa e auxiliar muito juntos a lucratividade. Mas o que isso significa na prática? O que é mais importante no atendimento ao cliente? 

 

Em primeiro lugar, você deve fazer com que o cliente se sinta especial, cativado e lembre-se da visita à sua empresa por mais tempo, para depois ter boas lembranças com ela. É um processo puramente psicológico e muito semelhante à sedução. Sim, você entendeu corretamente, o consumidor deve ser seduzido e se apaixone por sua marca. De tal forma que ele gostaria de voltar para você em cada pequena oportunidade e falar sobre você (no contexto da marca, é claro) e recomende seus produtos e serviços para todos os seus amigos. A ausência de sorrisos internos dos colaboradores, é um fator de risco de marca e pode levar a empresa a sérios prejuízos inclusive.

 

 

O fácil acesso do cliente para com o atendimento também é um aspecto importante do atendimento adequado. Nada desencoraja o consumidor mais do que uma dezena de minutos esperando por uma resposta com um consultor na linha, ou um e-mail não respondido por dias, ou a falta de colaboradores engajados quando o cliente precisa de ajuda. Outro ponto de alerta é com relação aos canais e opções que esse cliente possui para falar com essa marca. O atendimento digital veio para ficar e deve transbordar carinho por esse cliente, mesmo que através de uma tela de conversa. 

 

O tempo do nosso cliente muitas vezes é muito mais valioso para ele do que o nosso produto, por isso, desencorajado pela longa espera por ajuda, mais cedo ou mais tarde e…

CRÉDITOS DA  FOTO - EURIALE VOIDELA.