"O mercado é também das mulheres!"...                                      Quem afirma é a empresária, empreendedora e mentora executiva e empresarial, Solange Freitas.

 

Historicamente, as mulheres sempre sofreram com um mundo onde a masculinidade se empunha massivamente dominante. E mesmo com todo progresso e avanços, a disparidade de gênero ainda persiste no mercado de trabalho.

Mas uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), mostrou que entre os anos de 2014 e 2019, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho cresceu continuamente atingindo 54,34%. E mesmo com uma pequena queda nos números por conta da pandemia, o aumento no controle da COVID já proporciona uma retomada desse crescimento.

Um exemplo claro da força da feminina e de sua importante participação no mercado, está na trajetória desta mulher conhecida por ser ousada, determinada, de personalidade forte, sem deixar de valorizar as pessoas, a empresária, empreendedora, e mentora executiva e empresarial, Solange Freitas, CEO da empresa FLEX Business, da qual é sócia fundadora, junto a seu esposo, o executivo Fulvio Nunes

Oriunda de família simples, natural de Campinas, São Paulo, Solange Freitas sempre se mostrou determinada e de personalidade forte, iniciando seus primeiros passos no mercado de trabalho aos 9 anos de idade, ajudando seus pais, num pequeno comércio da família.

Buscando uma nova oportunidade e mais perspectivas, aos 13 anos deixou o trabalho com os pais e ingressou no mercado corporativo, numa empresa de publicidade e aos 15 anos iniciou em empresa de cobrança, onde passou a fazer parte da área comercial, aos 16 anos. Seguiu profissionalmente nesta área até seus 27 anos, já como "Diretora de Operações", chegando inclusive a abrir a sua própria empresa de cobrança.

Com o final do seu primeiro casamento, aos 26 anos, e mãe de três filhos, Solange decidiu empreender em um novo segmento, ingressando na área de telecomunicações, numa operadora autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL. Começando do zero como vendedora, com foco e vontade de crescer, Solange ascendeu rapidamente, atingindo em pouco mais de um ano, os cargos de "Diretora Comercial de Vendas, Diretora Executiva e Vice-Presidente Comercial".

A visibilidade em sua atuação, lhe rendeu muitas propostas de trabalho em outras operadoras, e a cada nova empresa que ingressava, alcançava mais conquistas e bons resultados, em altos e importantes cargos executivos. Foi quando conheceu seu atual esposo e também executivo de telecomunicações. Juntos, e com vários convites de trabalho, entenderam que para escalonar o patamar em que estavam, ao invés de trabalhar como executivos de uma única empresa, poderiam trabalhar prestando serviço a todas as empresas que quisessem, abrindo a própria empresa. E assim nasceu a FLEX Business, em 2010, que desde seu início é um sucesso de atuação e crescimento no mercado.

Segundo Solange Freitas, a empresa traz uma particularidade interessante num mercado potencialmente masculino, "cerca de 80% da mão de obra que trabalha na FLEX é feminina, inclusive em seus pilares gestores. E essa formatação não foi intencional, simplesmente se deu de forma natural, por trabalho, crescimento e mérito. As mulheres realmente se sobressaíram. Talvez até por se inspirarem na minha história. Por sentirem que, independente do gênero, todos são realmente tratados como iguais. Que o destaque se dá por seus potenciais profissionais, observados e contempladas com oportunidades reais ascensão."

Solange diz ainda, que "muitas mulheres aqui na FLEX, passaram ou passam pelas mesmas questões desafiadoras que passei em minha trajetória profissional. Casei cedo, já era mãe de três filhos aos 24 anos, tinha que trabalhar, estudar, e cuidar da casa. E ao me separar com 26 anos, passei a administrar tudo sozinha. Mas mesmo constatando que os mercados financeiro e de tecnologia e telecomunicações ainda são muito masculinos, tornando mais difícil para uma mulher vencer neste ambiente, obrigando a estar sempre validando sua competência para chegar aos cargos almejados, e muitas vezes tendo que abrir mão e sacrificar momentos importantes de sua vida pessoal e convívio com os filhos, como eu tive que fazer, as mulheres que trabalham comigo, aqui na FLEX, são totalmente respeitadas como mulheres, e como profissionais capacitadas como tem que ser."

Também conhecida por detectar e desenvolver talentos, Solange Freitas sabe da necessidade de incentivar o crescimento dos profissionais, independente do gênero. Mas diante de tanto preconceito com a classe feminina, incentivar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho é com certeza uma das maneiras de acabar com a desigualdade de gênero e todas as suas consequências nefastas. Incentivando assim, o crescimento e avanço econômico e social do país.

 

Saiba mais sobre Solange Freitas e a FLEX Business, acessando:

www.flexb.com.br